quarta-feira

Aulas de Informatica com o Prof: Filipe

aprendemos a escrever expressões matemáticas usando parênteses, colchetes, e chaves, para agrupar as operações. Daí, quando vamos escrever alguma fórmula no Excel, é natural escrevermos também usando esses elementos... mas o Excel não aceita colchetes nem chaves, é tudo parênteses.

Dessa forma, a expressão {3+[4*2*(5+4+1)]-[2*(2+2)]+2} fica assim no Excel: (3+(4*2*(5+4+1))-(2*(2+2))+2). É mais difícil de ver, né? O resultado, pelo menos, é o mesmo: 77.

Se a gente esquecer de digitar um parênteses que seja, o Excel vai dar erro, ou dar um resultado errado. Para evitar erros, podemos usar a seguinte regra: tudo que abre, tem que fechar. Ou seja, todo parênteses que se abre - ( - deve ser fechado - ). Para verificar isso, é só contar a quantidade de parênteses abertos e a quantidade de parênteses fechados - se o número for o mesmo, está certo. Mas atenção: isso não quer dizer que os parênteses estão no lugar certo.
Neste post veremos como fazer contas no Excel usando as 4 operações básicas: adição (soma), subtração, multiplicação e divisão. Também veremos como utilizar os parênteses para indicar a ordem em que a conta deve ser calculada.

Para mandar o Excel calcular alguma coisa, devemos escrever = no começo da célula. Por exemplo, se escrevermos 2+2 e apertarmos Enter, vai aparecer exatamente o que escrevemos: 2+2. Mas se escrevermos =2+2 , quando apertarmos Enter irá aparecer o resultado do cálculo: 4.

Essa figura mostra alguns exemplos de contas. Na coluna da esquerda, temos o texto sem o =. Na coluna da direita, temos o texto com o =, ou seja, o que aparece o resultado. A barra (/) é o símbolo de divisão no Excel, e o asterisco (*) é o símbolo de multiplicação (vezes). Então temos 5 divido por 5 (resultado: 1) e 2 multiplicado por 3 (resultado: 6). Nas últimas 2 linhas utilizamos os parênteses para indicar a ordem em que o cálculo deve ser feito. O que está entre parênteses é calculado antes do que está fora dos parênteses, por isso que os resultados das duas últimas linhas não são iguais.

Quando não usamos parênteses, a conta é feita na ordem em que está escrita, da esquerda pra direita. Assim, se tivessemos escrito =4*2+2 , o resultado seria 10 (primeiro o 4 seria multiplicado por 2, para em seguida o resultado dessa multiplicação ser somado a 2).

Se você clicar em uma célula que tenha sido escrita utilizando o igual, poderá ver qual foi a expressão (fórmula) utilizada em uma barra que fica logo acima da planilha, como mostra a figura abaixo. Para alterar a expressão, basta clicar na parte branca dessa barra, ou dar duplo-clique na célula, e fazer a alteração normalmente (usando backspace ou delete para apagar alguma coisa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário